quarta-feira, 16 de março de 2011

AESB - Associação de Ensino Superior do Brasil

                         

A comunicação social é responsável por estudar as razões, funcionamento e o resultado da relação entre a sociedade e os diversos meios de comunicação existentes, sendo os principais: jornal, revista, rádio, propaganda e internet. A sua função tem como princípio produzir determinados assuntos, como notícias e peças publicitárias, para que a sociedade consuma essas informações. A oferece algumas especializações voltadas para os profissionais que atuam diretamente com as práticas de informação. Neste contexto, pode-se destacar o curso de pós-graduação em jornalismo político, uma área em que há muitas ofertas de trabalho.

O que é jornalismo político?

Nada mais é do que a especialização do jornalista em conteúdos e assuntos ligados à política – nacional e internacional. Através da pós-graduação em jornalismo político, o jornalista poderá produzir notícias para a editoria de política nos jornais impressos. Nas revistas especializadas em política, o jornalista é responsável por alimentar as páginas com as principais informações factuais sobre este assunto. As revistas, blogs e jornais também abrem espaço para os colunistas, profissionais capacitados para destrinchar as principais notícias de caráter político, tornando o assunto compreensível para toda sociedade.

A pós-graduação em jornalismo político promove a discussão do papel político que o jornalismo deve prestar à sociedade. O conteúdo das aulas possibilita ao aluno a compreensão dos principais momentos políticos da história do país, relembrando episódios passados como fonte de conhecimento atual. O profissional que se especializa em jornalismo político atua principalmente no setor público. No entanto, as assessorias de informação e imprensa, instituto de pesquisa e organizações não-governamentais também necessitam do jornalista especializado em política.
Um dos conteúdos mais abordados ao longo do curso de especialização é a questão da midía e a política, pois, através do jornalismo político, a população toma conhecimento do procedimento dos políticos, um assunto que tem atraído cada vez mais a atenção do cidadão brasileiro. Através do sistema Ensino à Distância (EAD), o curso de pós-graduação em jornalismo político oferece mais comodidade aos profissionais da comunicação em social interessados nesta especialização.
(Artigonal SC #4406320)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.