quarta-feira, 13 de julho de 2022

GREVE GERAL EM 4 ESTADOS NA AESB 

Associação de Ensino Superior do Brasil


Coordenadores Regionais e Professores da AESB se reúnem em Assembléia Geral para evitar greve da categoria por causa de atrasos salariais, suspensão de auxílios e benefícios

Os professores da AESB - Associação de Ensino Superior do Brasil, reuniram-se em Assembleia Geral às 17h30min do dia 13.07.2022 às 17 horas no Centro de Convenções, para avaliar proposta encaminhada da Direção Geral da Instituição ( Matriz de São Paulo )  deliberando sobre qual a conduta a ser adotada em face do pronunciamento desses atrasos dessa Instituição de Ensino Superior.

Em síntese, a AESB propôs a cessação imediata do movimento de greve dos docentes, estabelecendo um prazo de 30 dias para colocar proporcionalmente em dia 50% dos salários atrasados do ano de 2021 ( 3 meses ) e dos ultimos 90 dias, para iniciar o pagamento dos salários atrasados, 13º’s salários e Férias dos anos de 2021 e 202022, com saldo restante em 06 parcelas. Segundo o pronunciamento patronal, o parcelamento em seis meses dos valores devidos nos anos passado e atual já teria sido combinado com os professores, razão pela qual pediam que o acordo fosse homologado pelo sindicato.

A AESB justifica a impossibilidade de colocar em dia com maior rapidez os atrasos que se arrastam em face da inadimplência dos alunos e ao cancelamento de mais de 30 cursos durante a pandemia entre Especializações, Mestrados e Doutorados.

A proposta foi lida em Assembleia e rejeitada por unanimidade dos presentes, pois estes entendem que, ao menos parte do passivo salarial devido, deve ser paga imediatamente, tendo em vista o caráter alimentar da remuneração auferida.

Causou estranheza aos professores e alunos presentes o fato de pontos importantes da pauta de reivindicação encaminhada não terem sido respondidos, tais como a melhoria na infraestrutura da AESB, a agilização dos documentos necessários para que os alunos façam estágios, a reposição de material de uso diário e a ampliação da segurança nas cercanias da faculdade, por conta da ocorrência frequente de assaltos.

Após amplas discussões em Assembleia, por unanimidade dos presentes, houve deliberação pela manutenção do movimento de greve geral, deflagrado por tempo indeterminado, além de mobilizações pontuais (conferir cronograma de luta em anexo). Manteve-se a Pauta de Reivindicação anteriormente encaminhada, incluindo-se os seguintes itens:

1 – Pagamento dos dias em greve;

2 – Estabilidade aos docentes que participam do movimento, como forma de evitar  represália por parte da empregadora e para evitar prejuízos aos discentes.

O Sindicato convoca Professores, Alunos e Auxiliares de Administração Escolar da AESB para Assembleia Geral designada para o dia 21/07/2022, às 17h30min, garantindo aos primeiros, direito de voz e voto e, aos demais, direito de voz. Na ocasião, a categoria deverá avaliar os rumos do movimento e deliberar acerca do prosseguimento ou não da greve em andamento caso até esta sexta feira parte dos salários em atraso seja quitado. Ressaltando que os coordenadores do Rio de Janeiro ( Prof. Leon Wagner P. Lacerda ), de São Paulo ( Prof. Agamenon S.Taboada ); da Bahia ( Prof. Leli Cerqueira ) e de Brasilia ( Profa. Lúcia Gama ) em reunião ontem através de vídeo conferência decidiram paralisar as atividades nesses Estados no próximo dia 18.06.2022. Outras cidades querem também aderir ao movimento.

O grupo de professores também informou sobre um edital para convocação de uma assembleia geral extraordinária para o dia 28 de julho de 2022 em todo o país; principalmente nos estados do Rio de janeiro, Bahia, São Paulo e Brasilia.

Na semana passada o Ministério Público do Trabalho de São Paulo recebeu, em sua sede, um grupo de professores da AESB – Associação de Ensino Superior do Brasil que denunciou o grande volume de débitos trabalhistas da instituição com a categoria e compareceram educadores de 6 cidades do Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.